domingo, 15 de abril de 2012

Origem do Casamento e do Branco nos Vestidos


Fonte: Revista Fhox Especial de Casamento

A cerimônia de casamento, com noiva e culto religioso, nasceu na Roma antiga. Não se sabe ao certo em que ano, mas vêm de lá as primeiras notícias de mulheres vestirem-se especialmente para a ocasião. Prendiam flores brancas (símbolo de felicidade e longa vida) e ramos de espinheiro (afasta os maus espíritos) aos cabelos, além de se perfumarem com ervas aromáticas. Virou tradição. Desde então, o figurino da noiva ganhou novos símbolos, entre eles o véu, uma referência à deusa Vesta (da honestidade), que na mitologia greco-romana era a protetora do lar.

Na era medieval, o vermelho foi a cor nupcial preferida. Simbolizava "sangue novo" para a continuação da família e numa celebração acompanhada de muito ouro.

Foi uma rainha de nome Victória, que na Inglaterra inaugurou o primeiro visual noiva tal qual o de hoje.

Apaixonada pelo primo, o príncipe Albert de Saxe-Cobourg-Gotha, ela tomou a iniciativa de pedi-lo em casamento (o protocolo da época dizia que ninguém poderia fazer tal pedido a uma rainha). Ele aceitou. Foi a primeira vez que se teve notícias de alguém casar por amor.

Victória foi mais ousada: acrescentou ao seu traje nupcial algo proibido para uma rainha da época - um véu (para provar sua identidade, em público, a soberana jamais se cobria). Nascia aí um costume que atravessaria o tempo e daria a Victória o reconhecimento de trazer para a nossa época o amor, como sentimento básico para unir um homem e uma mulher.

Com a chegada de uma nova classe social, a dos burgueses, cria-se um código para sinalizar quando a mulher era virgem: casar de branco. Era a garantia ao futuro marido de sua descendência, já que a virgindade significava a legitimidade da prole.



Santa Victória, hein!

Além da "audácia" de se casar por amor (God save the Queen), foi pioneira no look branco para noiva.

Eu, sinceramente, não imagino cor melhor para as noivas do que o branco: cor que transmite paz, serenidade, leveza, tudo o que uma noiva deve ter e ser.

Segue o look do casamento da Santa Rainha Victória:








Detalhe: após o falecimento do marido, Victória passou a se vestir apenas de preto.





Além do look branco para noivas ela também foi precursora do look all black para viúvas.


Próximo post: vestidos de noiva de rainhas e princesas (obviamente).

 

Casa da Noiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário